A (IN)VISIBILIDADE DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO RIO MADEIRA

ANÁLISE DO REASSENTAMENTO DOS MORADORES DO BAIRRO TRIÂNGULO

Autores

  • Elivânia Patrícia de Lima Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO
  • Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria Souza Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n26/2019/45/p88-113

Palavras-chave:

Reassentamento, Comunidade tradicional, Ribeirinhos históricos, Bairro Triângulo

Resumo

A pesquisa tem por objetivo analisar o direito da comunidade tradicional urbana ribeirinha do Bairro Triângulo, em Porto Velho (RO), ao reconhecimento de seu modo de vida peculiar, por meio da política pública de moradia de reassentamento considerado necessário, em razão de projeto urbanístico que seria realizado às margens do Rio Madeira. O método a ser utilizado é o dedutivo, com abordagem qualitativa, de natureza descritiva e explicativa, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, coletando-se os dados, por meio de entrevistas e formulários semiestruturados, em uma amostra realizada nos conjuntos habitacionais Pró-Moradia Sul e Candelária I, para análise de adequação e satisfação das unidades habitacionais, concluindo que não ocorrera a reterritorialização da comunidade tradicional.

Biografia do Autor

Elivânia Patrícia de Lima, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Mestre em Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (Unir/DHJUS). Especialista em Saúde Pública (Faculdade São Lucas). Assistente Social, atuando no Tribunal de Justiça de Rondônia.

Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria Souza, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Doutoranda em Ciências Jurídicas (Univali). Mestre em Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (Unir/DHJUS). Especialista em Direito Material e Processual Civil (UFSC). Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. MBA em Gestão em Poder Judiciário (FGV).

Downloads

Publicado

04/14/2021

Como Citar

LIMA, E. P. de; SOUZA, Úrsula G. T. de F. A (IN)VISIBILIDADE DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO RIO MADEIRA: ANÁLISE DO REASSENTAMENTO DOS MORADORES DO BAIRRO TRIÂNGULO. Revista da Emeron, Porto Velho/RO - Brasil, n. 26, p. 88–113, 2021. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n26/2019/45/p88-113. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/45. Acesso em: 10 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)