A DIMENSÃO TECNOLÓGICA DA SUSTENTABILIDADE E AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS

Autores

  • Jorge Luiz dos Santos Leal Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO
  • Franklin Vieira dos Santos Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n24/2018/185/p236-261

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Dimensão tecnológica, Revoluções Industriais

Resumo

As Nações da Terra tomaram consciência da necessidade de proteção do meio ambiente a partir da Convenção de Estocolmo
ocorrida em 1972. Ao longo das últimas quatro décadas, tem-se buscado alternativas para minorar os danos ambientais causados
a fim de garantir a sobrevivência da espécie humana e da vida no planeta. No estágio atual, há consenso sobre a necessidade de se promover ações visando assegurar a sustentabilidade das atividades humanas no globo terrestre, sendo reconhecidas as  dimensões econômica, social e ambiental. A essas três dimensões clássicas da sustentabilidade, deve-se agregar uma quarta, a tecnológica, defendida por Gabriel Ferrer e Paulo Cruz. A tecnologia, ao tempo que deu causa à aceleração da degradação  ambiental nas várias etapas da revolução industrial, possui papel importantíssimo na possível solução desses problemas, seja no uso de energias limpas, no sequestro de carbono, na descoberta de remédios, biotecnologia ou nanotecnologia. A gestão do conhecimento e das novas conquistas e tecnologias podem garantir a sobrevivência da espécie e preservar o planeta.

Biografia do Autor

Jorge Luiz dos Santos Leal, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade Vale do Itajaí - Univali. Mestre em Poder Judiciário e MBA em Poder Judiciário, ambos pela FGV - Direito/Rio. Especializações em Direito Civil e Direito Penal. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia -Unir. Juiz de Direito em Rondônia. Professor de Direito Processual Civil na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - Emeron. Professor de Direito Processual Civil do Centro Universitário São Lucas de Porto Velho. Juiz Eleitoral

Franklin Vieira dos Santos, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Doutor em Direito pela Universidade Vale do Itajaí - Univali. Mestre em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas - FGV Direito/RJ. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pelo Instituto Luterano de Educação Superior de Porto Velho. MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.  Graduado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia. Professor titular das Cadeiras de Direito Penal II e Direito Processual Penal II no curso de Direito do Centro Universitário São Lucas - CUSL. Professor no curso de pósgraduação na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - Emeron. Titular da cadeira de Direito Empresarial. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Porto Velho. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito  Processual Civil, Processo Penal e Direito Penal.

Downloads

Publicado

10/31/2018

Como Citar

LEAL, Jorge Luiz dos Santos; SANTOS, Franklin Vieira dos. A DIMENSÃO TECNOLÓGICA DA SUSTENTABILIDADE E AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS. Revista da Emeron, Porto Velho/RO - Brasil, n. 24, p. 236–261, 2018. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n24/2018/185/p236-261. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/185. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.