Política de Acesso Aberto

Política de Acesso Aberto:

A Revista da Emeron tem como uma de suas diretrizes desafiadoras, a implantação das práticas de ciência aberta em futuro próximo, mesmo reconhecendo os desafios que a sua adoção impõe, mas principalmente pela transformação considerável essencialmente enriquecedora do tradicional modus operandi de fomentar, projetar, realizar e, particularmente, comunicar pesquisa, o que resulta em vantagens e ganhos no que se refere à qualidade dos artigos publicados no âmbito dessas práticas.

A expressão ciência aberta (open science) faz referência a um modelo de prática científica que, em consonância com o desenvolvimento da cultura digital, visa a disponibilização das informações em rede de forma oposta à pesquisa fechada dos laboratórios. Tem como característica a participação de uma ampla base de contribuidores potenciais e insumos, como dados ou algoritmos de resolução de problemas. Atualmente a expressão também se refere a geração de materiais de pesquisa que são compartilhados abertamente, sem a necessidade de patentes. 

A Ciência Aberta é um movimento que propõe mudanças estruturais na forma como o conhecimento científico é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado. É um novo modo de fazer ciência, mais colaborativo, transparente e sustentável. Ela abarca um conjunto de práticas, entre as quais, destacam-se:

  • Disponibilização em acesso aberto dos dados, métodos de análise e códigos de programas e outros materiais utilizados na pesquisa, assim como dos resultados obtidos para viabilizar a preservação, reprodutibilidade e reusabilidade dos dados.

  • Rapidez na comunicação dos artigos como fator chave no avanço do conhecimento científico, mediante a adoção da modalidade preprint, que é uma versão completa do artigo científico depositada pelos autores em um servidor público de preprints, antes do envio a um periódico para avaliação da publicação. Os preprints se posicionam assim, como início formal do fluxo de publicação dos artigos e dotam os autores de maior controle da comunicação. Como já aventado, em futuro próximo, considerando a implantação das práticas da Ciência Aberta, a Revista da Emeron aceitará a submissão de artigos que tenham sido depositados como preprint, desde que estejam armazenados em plataformas confiáveis, como Scielo Preprints, SSRN, e OSF.

  • Transparência e abertura progressiva nos processos de avaliação de manuscritos por pares envolvendo relações e interações entre autores, editores e pareceristas.

A figura a seguir apresenta um versão em português para a Open Science Taxonomy (Taxonomia de Ciência Aberta), desenvolvida originalmente pelo grupo Facilitate Open Science Taxonomy Open Science Training for European Research – Foster (Promoção de Treinamento em Taxonomia da Ciência Aberta para Pesquisa Europeia), presente no projeto Open Science do Programa Comunitário de Investigação e Inovação, intitulado Horizon 2020 . 

Dados de Pesquisa – Taxonomia da Ciência Aberta

Referência da versão original: PONTIKA, N.; KNOTH, P. Open Science Taxonomy. [S.l.]: Foster, 2015. Disponível em: http://oro.open.ac.uk/47806/1/os_taxonomy.png. Acesso em: 15 jul. 2021

Como se observa na taxonomia, a Ciência Aberta é um movimento de movimentos, composto por diversas frentes que abordam aspectos diferentes, complementares, do fazer científico. As discussões e os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Ciência Aberta abrangem conteúdos como: acesso aberto, dados abertos, investigação reprodutível aberta, avaliação científica aberta, políticas científicas abertas e ferramentas científicas abertas. 

Nessa perspectiva a Revista da Emeron se compromete com diretrizes para a implantação das práticas de ciência aberta ao longo da sua evolução. Nestas diretrizes prevemos nossa política para as seguintes práticas:

  • Acesso Aberto (Open Access)

  • Dados Abertos (Open Data)

  • Materiais Abertos (Open Materials)

  • Educação Aberta (Open Education)

  • Revisão por pares Aberta (Open Peer Review)

  • Preprints