A AMAZÔNIA BRASILEIRA E O SEU CARÁTER TRANSNACIONAL

O APROVEITAMENTO DO SEU PATRIMÔNIO ESTRATÉGICO PARA GARANTIA DO DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Jorge Luiz dos Santos Leal Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n31/2023/251/p29-31

Palavras-chave:

Amazônia Brasileira, Transnacionalidade, Patrimônio Estratégico

Resumo

A presente Tese está inserida na linha de pesquisa Estado, Transnacionali­dade e Sustentabilidade. Seu objetivo geral é demonstrar o direito do Brasil de aproveitar os Recursos Naturais Estratégicos da Amazônia Brasileira para obter Desenvolvimento e atingir prosperidade econômica e social, tendo como fundamento decisões de Organismos Internacionais que reconhecem o mesmo direito a outros países em relação aos seus Recursos Naturais. A tese contém 4 capítulos. O primeiro trata da Amazônia Brasileira Verdadei­ra, o Bioma Amazônia. Destaca a existência de Recursos Naturais em grande quantidade o que caracteriza um Patrimônio Estratégico brasileiro, especial­mente a água em abundância. Trata do julgamento pelo STF da demarcação da TIRSS e as salvaguardas que preservam do poder de império e do domínio da União sobre as pessoas e o local e reconhece existirem interesses inter­nacionais sobre a região. Afirma que a Amazônia é um espaço transnacional típico porque está situada em 9 diferentes países; O segundo capítulo trata da Transnacionalidade de forma mais detalhada, da Globalização e da questão do risco, existentes no mundo em Crise, característica da Pós-Modernidade. São destacados Organismos Internacionais relevantes, sua atuação e alguns julgamentos realizados na solução de disputas internacionais com destaque pela busca da ratio decidendi de cada uma para aplicar o mesmo raciocínio em favor do Brasil; No terceiro capítulo se demonstra que o Brasil é um gran­de preservador do meio ambiente, possuindo 55,8% de seu território preser­vado. Demonstra-se também que a fome e a pobreza estão presentes de for­ma grave no país, com 26,5% de sua população vivendo na pobreza, sendo 7% vivendo na miséria; O quarto capítulo defende que o Brasil tem direito ao De­senvolvimento e propõe o aproveitamento de forma mais forte dos recursos da Amazônia brasileira, usando mecanismos de democracia assimétrica para extrair da população quanto da Amazônia deve ser protegida. Nas conclusões demonstra-se que as cinco hipóteses levantadas restaram confirmadas, afir­mando que há interesses estrangeiros sobre a Amazônia; o Brasil necessita de Desenvolvimento econômico e social; Há consenso internacional que as­segura o direito ao aproveitamento do Patrimônio Estratégico da Amazônia; A sociedade brasileira deve decidir sobre esse aproveitamento; é desejável a criação do embrião de uma democracia transnacional Amazônica e uma rede de proteção mútua entre os países Amazônicos. Propõe a preservação de 50% da Amazônia Brasileira Verdadeira, reduzindo a reserva legal para 20% no Bioma Amazônia. O método adotado nesta pesquisa foi o indutivo.

Texto completo em PDF:
http://172.19.2.28:8080/pergamumweb/vinculos/000001/000001b6.pdf

Biografia do Autor

Jorge Luiz dos Santos Leal, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade Vale do Itajaí - Univali. Mestre em Poder Judiciário e MBA em Poder Judiciário, ambos pela FGV - Direito/Rio. Especializações em Direito Civil e Direito Penal. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia -Unir. Juiz de Direito em Rondônia. Professor de Direito Processual Civil na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - Emeron. Professor de Direito Processual Civil do Centro Universitário São Lucas de Porto Velho. Juiz Eleitoral

Downloads

Publicado

12/05/2023

Como Citar

LEAL, J. L. dos S. A AMAZÔNIA BRASILEIRA E O SEU CARÁTER TRANSNACIONAL: O APROVEITAMENTO DO SEU PATRIMÔNIO ESTRATÉGICO PARA GARANTIA DO DESENVOLVIMENTO. Revista da Emeron, Porto Velho/RO - Brasil, n. 31, p. 29–31, 2023. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n31/2023/251/p29-31. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/251. Acesso em: 10 set. 2024.

Edição

Seção

Resumos

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)