O JUDICIÁRIO E O DESAFIO DE DECIDIR OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DA INSTALAÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS NO ESTADO DE RONDÔNIA

Autores

  • Marisa de Almeida Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO
  • Fábio Augusto Almeida do Nascimento Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n34/2024/272/p31-49

Palavras-chave:

hidrelétricas, Poder Judiciário, desafios, conflitos socioambientais, Amazônia

Resumo

O Estado de Rondônia tem histórico de degradação ambiental – desmatamento incentivado para ocupação territorial, comercialização de madeira, garimpos, avanço do setor agropastoril e, por último, instalação de usinas hidrelétricas, sobretudo no Rio Madeira. Esses empreendimentos provocaram remoção compulsória de ribeirinhos e agricultores e acabaram por gerar grande número de questionamentos no Poder Judiciário. A pulverização de ações em vários juízos levou às instâncias judiciais grandes discussões, cabendo ao Judiciário dar a última palavra. A especialidade da matéria, complexidade dos eventos, poder econômico dos empreendimentos, possibilidade de decisões divergentes e escassez de mão obra de peritos na área ambiental são fatores que atrapalham a tramitação razoável do processo, constituindo um desafio ainda maior para a construção de decisões adequadas. O objetivo desta pesquisa é demonstrar que a construção e operação de usinas hidrelétricas no Rio Madeira ocasionou impactos sociais e ambientais negativos, criando demanda judicial relevante. Objetiva-se ainda esclarecer as dificuldades enfrentadas pelo Judiciário rondoniense. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo, procedimento bibliográfico, documental e pesquisa de campo para o desenvolvimento da pesquisa. Os resultados demonstraram que a Justiça de Rondônia tem dificuldades para suprir a demanda judicial, mas tem envidado muitos esforços para solução adequada e célere dos conflitos.

Biografia do Autor

Marisa de Almeida, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Marisa de Almeida, mãe, esposa, magistrada. Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Estado de Rondônia/RO. Doutoranda em Ciências Jurídicas pela UNIVALI/FCR. Mestre em Direitos Humanos e Administração da Justiça pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Direito Processo Civil e Direito Ambiental. marisa.almeida@tjro.jus.br.

Fábio Augusto Almeida do Nascimento, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (Mestrado Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça - UNIR-DHJUS-EMERON). Especialista em Ciências Penais pela UNIDERP / ANHANGUERA / LFG e em Gestão Pública com Ênfase em Administração Judiciária junto à Escola da Magistratura do Estado de Rondônia. Graduado em Direito (2012) e Administração Pública (2006). Possui vínculo efetivo de técnico judiciário e atualmente exerce o cargo Assessor de Desembargador junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Possuo experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processual Penal Legislação Penal Especial e Direitos Humanos. fabioaugustoalmeida@gmail.com.

Referências

ABREU, Pedro Manoel. Acesso à justiça e juizados especiais: o desafio histórico da consolidação de uma justiça cidadã no Brasil. 2. ed. rev. e atual. Florianópolis: Conceito Editorial, 2008

CAPPELLETTI, Mauro. Juízes legisladores? Porto Alegre: Fabris, 1999.

___________________. Acesso à justiça. Tradução de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 1988. p. 12. Título original: Acess to justice: the worldwide movement do make rights effective. A general report.

COSTA, Ana Luiza B. Barragem de Sobradinho: O desencontro cultural entre camponeses e técnicos do estado. Parte integrante do Caderno Hidrelétricas, Ecologia e Progresso: contribuições para um debate. Centro Ecumênico de Documentação e Informação. Rio de Janeiro, 1990.

FURTADO, Celso. Estatísticas do Século XX. IBGE. 2006.

MEDEIROS, Noé de. Os Direitos Humanos e os Efeitos da Globalização. Barueri, SP: Minha Editora, 2011.

MILARÉ, Édis, Paulo Affonso Leme Machado. Novo Código Florestal, 2ª Edição, Ed. Revista dos Tribunais Ltda. – São Paulo/SP, 2012.

ROCHA, Judite da. Usina hidrelétrica de estreito e desterritorialização: impactos sobre a saúde e resistência das famílias atingidas. Dissertação (Mestrado). Rio de Janeiro, 2016.

SCABIN, Flávia Silva; JUNIOR, Nelson Novaes Pedroso; e CRUZ, Júlia Cortez da Cunha. Dossiê: Judicialização de grandes empreendimentos no Brasil: uma visão sobre os impactos da instalação de usinas hidrelétricas em populações locais na Amazônia. R. Pós Ci. Soc. v.11, n.22, jul/dez. 2014.

SANTOS, Boaventura de Souza SOUZA SANTOS. Pela mão de Alice. O social e o político na transição pós-moderna. São Paulo: Cortez, 1997.

___________________________________________. Para uma revolução democrática da justiça. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, Úrsula. G. T. F. Ribeirinhos do Rio Madeira e Usinas Hidrelétricas: Comunidade Tradicional e Judicialização. Dissertação (Mestrado).

TORRES, Ricardo Lobo. O direito ao mínimo existencial. Rio de Janeiro: Renovar, 2009.

ZAFFARONI, Eugenio Raul. Poder judiciário: crises, acertos e desacertos. Trad. Juarez Tavares. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.

Downloads

Publicado

12/17/2024

Como Citar

ALMEIDA, Marisa de; NASCIMENTO, Fábio Augusto Almeida do. O JUDICIÁRIO E O DESAFIO DE DECIDIR OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DA INSTALAÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS NO ESTADO DE RONDÔNIA. Revista da Emeron, Porto Velho/RO - Brasil, n. 34, p. 31–49, 2024. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n34/2024/272/p31-49. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/272. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.