INTEGRALIZAÇÃO DA AGENDA 2030, RESULTADOS E PERSPECTIVAS

um estudo de caso na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia

Autores

  • Jucilene Nogueira Romanini Mattiuzi Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO
  • Ilma Ferreira de Brito Escola Superior de Contas do Estado de Rondônia (ESCON/TCERO);
  • Neuma Oliveira Souto Dória Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n29/2021/127/p53-55

Palavras-chave:

Pacto Global da ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Integração da Agenda 2030, Emeron, Resultados e Perspectivas

Resumo

A Agenda 2030 é um plano de ação global que visa garantir o cumprimento dos direitos humanos de todas as pessoas. Considerando esse objetivo da referida Agenda, este estudo analisou práticas da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que contribuem para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, de cunho descritivo e procedimento bibliográfico. Os dados foram coletados por meio de consulta a documentos do sistema EscolaWeb, que permitiu a identificação de um conjunto de ações que foram desenvolvidas e que podem servir de boas práticas para outras instituições. O resultado do estudo demonstrou que a proteção ao meio ambiente é responsabilidade de toda a sociedade, e a Emeron assumiu esse compromisso enquanto promotora dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que congregam um esforço global de não deixar ninguém para trás. Também, será demonstrado que, de um modo geral, a instituição tem atuado e se voltado ao crescimento das habilidades humanas, à construção de um ambiente laboral e educacional diverso e humanizado, além de promover ações a fim de minimizar a discriminação e as desigualdades. Por fim, é importante registrar que, ao divulgar as ações da Emeron e sua harmonia com a Agenda 2030, este artigo estará contribuindo para a territorialização dos ODS.

Ìntegra do Artigo

 

 

Biografia do Autor

Jucilene Nogueira Romanini Mattiuzi, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça pela Universidade Federal de Rondônia (DHJUS/UNIR) em parceira com a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON), com linha de pesquisa na área de Políticas Públicas e Desenvolvimento da Justiça, e intercâmbio na Universidade de Coimbra (Portugal) - Centro de Direitos Humanos - IGC/CDH (Ius Gentium Conimbrigae). Possui Especialização na área da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Pós-Graduação em Docência e Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa pela Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON). Participou do IX Curso de Operações de Paz e Ação Humanitária, no Aquartelamento de Sant'Anna, em Coimbra (Portugal). Graduada em Direito pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji-Paraná (ILES). Habilitada no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil. Foi Secretária Executiva da Comissão Estadual Judiciária de Adoção - CEJA/RO (Biênio 2012-2013). Recebeu em 2013 o título “Amigo da Adoção" conferida pelo 2º Juizado da Infância e Juventude de Porto Velho/RO (Seção de Colocação Familiar). Fez parte da equipe que elaborou o Plano de Gestão da Corregedoria-Geral da Justiça - TJ/RO, definindo Missão, Visão e Valores (Biênio 2012-2013). Elaborou Manual de Adoção Internacional, versão português/inglês, lançado pela Corregedoria do Tribunal de Justiça de Rondônia em 2013. Atuou como Assessora Jurídica do Tribunal de Justiça de Rondônia de 2006 a 2019. Participou do Curso Formação de Formadores - FOFO (2020/2021). Atualmente é Secretária Geral da EMERON. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, área criminal, Administração Pública e Infância e Juventude

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Publicado

12/17/2021

Como Citar

MATTIUZI, Jucilene Nogueira Romanini; BRITO, Ilma Ferreira de; DÓRIA, Neuma Oliveira Souto. INTEGRALIZAÇÃO DA AGENDA 2030, RESULTADOS E PERSPECTIVAS: um estudo de caso na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia. Revista da Emeron, Porto Velho/RO - Brasil, n. 29, p. 53–55, 2021. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n29/2021/127/p53-55. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/127. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

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