A educação ambiental empreendedora como ferramenta para práticas mais sustentáveis de desenvolvimento econômico para o produtor rural da LP40 em Candeias do Jamari - Rondônia

Autores

  • GLAUBER ILTON DE SOUSA SOUTO

Palavras-chave:

Educação Ambiental Empreendedora, Desenvolvimento Econômico, Sustentável

Resumo

O trabalho teve como objetivo apontar a Educação Ambiental Empreendedora como uma ferramenta útil para promoção do desenvolvimento econômico e sustentável de produtores rurais, tomando como parâmetro de estudo a população residente na LP 40 no município de Candeias do Jamari – RO. Destacou a importância de se buscar alternativas sustentáveis de desenvolvimento econômico, sendo esse um objetivo, aparentemente, comum a toda comunidade internacional, abordando temáticas como declarações internacionais, Constituição Federal e legislação infraconstitucional que apontam para esse objetivo. Conferiu-se grande destaque ao acesso à informação sobre técnicas, instrumentos e produtos que viabilizam a alta produtividade e o baixo ou inexistente impacto ambiental. Destacaram-se no trabalho alguns empreendimentos, recentemente, introduzidos no Brasil – os Pagamentos por Serviços Ambientais – alguns deles já em execução no estado de Rondônia, como a venda de créditos de carbono na Reserva Extrativista Estadual do Rio Cautário. A coleta de dados da pesquisa apresentou uma grande escassez de informações, serviços e insumos que possam impulsionar a atividade econômica sustentável junto à população entrevistada, embora de forma unânime essa população deseje ser assistida por esses programas. Ao final observou-se que diante do locus e da amostra populacional e territorial é bastante propícia para aplicação da Educação Ambiental Empreendedora e que poderá desenvolver a economia local sustentavelmente se acompanhada de incentivos do Estado.

Íntegra do Artigo

 

Publicado

12/17/2021

Como Citar

DE SOUSA SOUTO, G. I. . A educação ambiental empreendedora como ferramenta para práticas mais sustentáveis de desenvolvimento econômico para o produtor rural da LP40 em Candeias do Jamari - Rondônia. Revista da Emeron, Porto Velho/RO - Brasil, n. 29, 2021. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/165. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Resumos - AMBRO

Categorias