ANÁLISE DO CARÁTER PEDAGÓGICO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS A PARTIR DA ABORDAGEM DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DE AMARTYA SEN

Autores

  • ROSANA CRISTINA KOPPENHAGEN UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n33/2024/270/p232-246

Palavras-chave:

Condição de agente, desenvolvimento, liberdade, medida socioeducativa, socioeducação

Resumo

Este estudo aborda alguns conceitos centrais da obra do economista indiano Amartya  Sen. A pesquisa tem como perspectiva traçar um panorama sobre as liberdades  instrumentais como fatores ao desenvolvimento humano, para só então, analisar o cumprimento de medida socioeducativa a partir do paradigma de desenvolvimento como um processo de expansão das liberdades. Sustenta-se que, através do aprimoramento das liberdades instrumentais propostas por Sen, o socioeducando terá condições de exercer seu papel de agente na sociedade, definindo e perseguindo seus objetivos pessoais, fazendo escolhas que conduzam ao seu desenvolvimento pessoal e social. Este artigo busca, portanto, contribuir para o entendimento de como a teoria das liberdades instrumentais pode enriquecer as práticas socioeducativas, promovendo uma abordagem mais abrangente e efetiva no contexto do desenvolvimento humano. Com relação à metodologia adotada, ressalta-se que a opção dos autores foi pela utilização do método indutivo, analisando as partes de um fenômeno e coleciona-os de modo a ter uma percepção ou conclusão geral, tendo sido acionadas as técnicas do referente, da categoria, dos conceitos operacionais, da pesquisa bibliográfica e do fichamento.

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Publicado

10/19/2024

Como Citar

KOPPENHAGEN, ROSANA CRISTINA. ANÁLISE DO CARÁTER PEDAGÓGICO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS A PARTIR DA ABORDAGEM DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DE AMARTYA SEN. Revista da Emeron, Porto Velho/RO - Brasil, n. 33, p. 232–246, 2024. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n33/2024/270/p232-246. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/270. Acesso em: 16 maio. 2025.

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