A GESTÃO E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DECORRENTES DE PENAS PECUNIÁRIAS

A EXPERIÊNCIA DA VEPEMA PORTO VELHO

Autores/as

  • Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO
  • Ana Paula Baldez Santos Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n26/2019/43/p134-153

Palabras clave:

Penas Pecuniárias, Responsabilidade, Transparência, Publicidade

Resumen

O Presente artigo relata a experiência de gestão e qualidade em serviços públicos realizado na Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas, do Tribunal de Justiça de Rondônia, a partir da utilização de recursos das penas pecuniárias. A utilização dos recursos das penas pecuniárias tem contribuído com relevantes projetos sociais no município de Porto Velho, com isso o processo contábil de prestação de contas repassado aos órgãos de controle interno e externo requer um fluxograma de trabalho minucioso, pautado em ferramentas administrativas que propiciem transparência na gestão de recursos públicos. A finalidade do estudo foi demonstrar e identificar como a VEPEMA Porto Velho vem montando seu trabalho de aplicação de recursos advindos das penas pecuniárias até chegar ao cliente final, a comunidade local, com transparência e responsabilidade. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico sobre o tema e o levantamento documental acerca das ações desenvolvidas, tendo por base a Resolução CNJ/nº154/2012 e a Portaria 07/2017/CGJ.  Os resultados encontrados demonstram que, o processo de uniformização dos procedimentos adotados pela VEPEMA Porto Velho na utilização dos recursos provenientes das penas pecuniárias, apesar de estarem em construção, já conseguiu indicar benefícios significativos e podem servir de modelo de gestão para outras comarcas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Rondônia. Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (1997) e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é magistrada - Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

Ana Paula Baldez Santos, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Analista Judiciária (Assistente Social) do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, lotada no Serviço Psicossocial da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas. Especialista em Gestão em Saúde Prisional pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós Graduação em Segurança Pública e Direitos Humanos e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia

Publicado

2021-04-14

Cómo citar

ALCÂNTARA, Kerley Regina Ferreira de Arruda; SANTOS, Ana Paula Baldez. A GESTÃO E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DECORRENTES DE PENAS PECUNIÁRIAS: A EXPERIÊNCIA DA VEPEMA PORTO VELHO. Revista da Emeron, Porto Velho, RO, n. 26, p. 134–153, 2021. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n26/2019/43/p134-153. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/43. Acesso em: 11 feb. 2026.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.