A GESTÃO E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DECORRENTES DE PENAS PECUNIÁRIAS

A EXPERIÊNCIA DA VEPEMA PORTO VELHO

Autores

  • Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO
  • Ana Paula Baldez Santos Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n26/2019/43/p134-153

Palavras-chave:

Penas Pecuniárias, Responsabilidade, Transparência, Publicidade

Resumo

O Presente artigo relata a experiência de gestão e qualidade em serviços públicos realizado na Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas, do Tribunal de Justiça de Rondônia, a partir da utilização de recursos das penas pecuniárias. A utilização dos recursos das penas pecuniárias tem contribuído com relevantes projetos sociais no município de Porto Velho, com isso o processo contábil de prestação de contas repassado aos órgãos de controle interno e externo requer um fluxograma de trabalho minucioso, pautado em ferramentas administrativas que propiciem transparência na gestão de recursos públicos. A finalidade do estudo foi demonstrar e identificar como a VEPEMA Porto Velho vem montando seu trabalho de aplicação de recursos advindos das penas pecuniárias até chegar ao cliente final, a comunidade local, com transparência e responsabilidade. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico sobre o tema e o levantamento documental acerca das ações desenvolvidas, tendo por base a Resolução CNJ/nº154/2012 e a Portaria 07/2017/CGJ.  Os resultados encontrados demonstram que, o processo de uniformização dos procedimentos adotados pela VEPEMA Porto Velho na utilização dos recursos provenientes das penas pecuniárias, apesar de estarem em construção, já conseguiu indicar benefícios significativos e podem servir de modelo de gestão para outras comarcas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Rondônia. Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (1997) e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é magistrada - Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

Ana Paula Baldez Santos, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Analista Judiciária (Assistente Social) do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, lotada no Serviço Psicossocial da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas. Especialista em Gestão em Saúde Prisional pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós Graduação em Segurança Pública e Direitos Humanos e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia

Downloads

Publicado

04/14/2021

Como Citar

ALCÂNTARA, Kerley Regina Ferreira de Arruda; SANTOS, Ana Paula Baldez. A GESTÃO E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DECORRENTES DE PENAS PECUNIÁRIAS: A EXPERIÊNCIA DA VEPEMA PORTO VELHO. Revista da Emeron, Porto Velho, RO, n. 26, p. 134–153, 2021. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n26/2019/43/p134-153. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/43. Acesso em: 11 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos