A Oficina de Parentalidade e o Grau de Efetividade nas Soluções dos Conflitos Familiares no Âmbito das Varas de Família de Porto Velho/RO.

Autores

  • Fredson dos Santos Batista Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO
  • João Adalberto Castro Alves Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n27/2020/24/p201-217

Palavras-chave:

Oficina de Parentalidade, Métodos Adequados de Resolução de Conflitos, Cultura de Paz

Resumo

Este artigo propõe-se a averiguar a efetividade das Oficinas de Parentalidade na solução de conflitos nas lides judiciais que chegam às Varas de Família, com a análise dos dados pesquisados nos arquivos do Poder Judiciário de Rondônia. Os dados mostram: os índices de resolução de conflitos por meio de acordo nas audiências; a reincidência processual desses casos; o nível de satisfação dos participantes e a viabilidade de expansão do projeto para as demais comarcas do estado. Como metodologia, utiliza-se o estudo descritivo e exploratório, com análise dos dados em uma abordagem qualiquantitativa. A pesquisa constatou que as Oficinas de Pais e Filhos se apresentam como instrumento efetivo para auxiliar a resolução de conflitos, uma vez que permite um número maior de acordos e baixa reincidência desses processos. Diante disso, torna-se viável a proposta para expansão do projeto de realização das Oficinas a todas as comarcas do estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fredson dos Santos Batista, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Graduado em Psicologia pela UNIR. Pós graduado em Direito de Família pela PUC /RO e em Terapia Sistêmica Familiar pelo CEFATEF. Mediador. Atualmente é Coordenador de Serviço de Apoio Psicossocial às Varas de Família, Analista do judiciário – TJ/RO

João Adalberto Castro Alves, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Graduado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (1990) e especialização em MBA EM PODER JUDICIÁRIO pela Fundação Getúlio Vargas (2007) Título: Aplicação do Regulamento das Correições: Fator de Aprimoramento da Gestão Judicial. Atualmente é Magistrado do TJRO.

Downloads

Publicado

04/14/2021

Como Citar

DOS SANTOS BATISTA, Fredson; CASTRO ALVES, João Adalberto. A Oficina de Parentalidade e o Grau de Efetividade nas Soluções dos Conflitos Familiares no Âmbito das Varas de Família de Porto Velho/RO. Revista da Emeron, Porto Velho, RO, n. 27, p. 201–217, 2021. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n27/2020/24/p201-217. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/24. Acesso em: 11 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.