Reflexões sobre a prática da mediação em um centro judiciário de solução de conflitos e cidadania

relato de experiência

Autores

  • Zeno Germano de Souza Neto FACULDADE CATÓLICA DE RONDONIA, FCR, Brasil
  • Vitória Martins Lima Alexandre
  • Camila Carvalho Gadelha

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n32/2023/155/p555-569

Palavras-chave:

Mediação de conflitos, Conciliação, Poder Judiciário.

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre como a mediação de conflitos é exercida dentro do Centro Judiciário de Solução de conflitos e cidadania (CEJUSC) da comarca de Porto Velho a partir da experiência dos autores vinculados aos atendimentos em mediação judicial no Tribunal de Justiça de Porto Velho durante os anos de 2019 e 2020. Por meio de um ensaio teórico, o texto conceitua mediação de conflitos e estabelece as diferenças entre a mediação e a conciliação tendo como referência a literatura acadêmica e a legislação existente no Brasil. O desenvolvimento do ensaio se caracteriza pela descrição e análise do funcionamento da mediação e por extensão, do trabalho geral do CEJUSC, abordando ainda o cenário da pandemia e os efeitos para os atendimentos. O ensaio conclui que existem avanços institucionais principalmente no que se refere a capacitações sobre o tema, mas aponta a necessidade de melhoria quanto a institucionalização da mediação e a forma como é conduzida no espaço do CEJUSC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Zeno Germano de Souza Neto, FACULDADE CATÓLICA DE RONDONIA, FCR, Brasil

Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Estudos Literários pela Universidade de Rondônia. Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1999) é psicólogo das Varas de Execução penal e Penas e Medidas Alternativas do Tribunal de Justiça de Rondônia. Docente de nível superior, graduação e pós graduação da Faculdade Católica de Rondônia. Psicanalista Membro efetivo da Práxis Psicanalítica e participante regular da Sociedade de Psicanálise Iraci Doyle. Orientador de PIBIC e PIC da Faculdade Católica de Rondônia com pesquisas na área de psicanálise on-line. Áreas e temas de interesse: Psicanálise e clínica psicanalítica. Psicologia Jurídica e Forense. Psicologia criminal. Psicopatologia psicanalítica. Literatura comparada. Teoria e Crítica literária. Estudos pós-coloniais em Literatura.

Camila Carvalho Gadelha

Graduanda do 9º período de Psicologia pelo Centro Universitário São Lucas localizado na cidade de Porto Velho - Rondônia. Possuo interesses pelas áreas de Avaliação Psicológica e Psicologia Jurídica.

Downloads

Publicado

12/28/2023

Como Citar

SOUZA NETO, Zeno Germano de; ALEXANDRE, Vitória Martins Lima; GADELHA, Camila Carvalho. Reflexões sobre a prática da mediação em um centro judiciário de solução de conflitos e cidadania: relato de experiência. Revista da Emeron, Porto Velho, RO, n. 32, p. 555–569, 2023. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n32/2023/155/p555-569. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/155. Acesso em: 10 fev. 2026.

Edição

Seção

RESUMOS-V Congresso Internacional DHJUS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.