AÇÕES DE ENFRENTAMENTOS PARA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR NAS ESCOLAS

Autores

  • Alessandra Alaine Rodrigues Moura Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, TJ/RO, Brasil.
  • Maria Caroline Carvalho e Silva Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n34.v2/2024/355/p95-102

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Rede de ensino, Violência intrafamiliar

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise sobre violência intrafamiliar e o papel da escola na atenção e promoção de ações de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes à luz da psicologia histórico-cultural. A pesquisa será de cunho qualitativo e abordagem crítica para discutir os dados apresentados que correspondem a um aumento no número de casos registrados, nos últimos anos, sobretudo após o contexto da pandemia COVID-19, revelando também que o aparato estatal vem consolidando no intuito de erradicar esse fenômeno.

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Biografia do Autor

Alessandra Alaine Rodrigues Moura, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, TJ/RO, Brasil.

Graduada em Pedagogia com ênfase no Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Educacional pela Faculdade de Porto Velho (FIP). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Lucas (FSL). Atualmente é Bacharela em Direito pelo Centro Universitário UniSL. Assessora de Planejamento na Secretaria Administrativa do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO. Foi Diretora de Divisão de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e Servidores na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - Emeron, colaborando em atividades de execução, elaboração de cursos de extensão e Pós-graduações. Atuou ainda como assessora pedagógica de coordenação de curso na Faculdade São Lucas, em Porto Velho-RO, desenvolvendo atividades relacionadas ao setor da coordenação pedagógica geral, na orientação e inspeção de documentos em conformidade com o Instrumento de Avaliação de Cursos de graduação do sistema nacional de avaliação da educação superior ? SINAES, em ações no programa de capacitação pedagógica em serviço, durante cinco anos. Assessorou na elaboração de cursos realizados pelo programa intercâmaras e capacitação pedagógica de instrutores da escola do legislativo/Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, durante dois anos. Tem experiência pedagógica na área de Registro Acadêmico e Escolar, atuando na inspeção de registro escolar da rede municipal de ensino SEMED/Divisão Técnica Pedagógica - DTP, durante dois anos.

Maria Caroline Carvalho e Silva, Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2013). Pós-graduada em Psicologia Jurídica e Forense e Pós-graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Atua na área clínica desde 2014. Mestranda em Psicologia na UNIR - Universidade Federal de Rondônia.

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Publicado

12/31/2024

Como Citar

MOURA, Alessandra Alaine Rodrigues; CARVALHO E SILVA, Maria Caroline. AÇÕES DE ENFRENTAMENTOS PARA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR NAS ESCOLAS. Revista da Emeron, Porto Velho/RO - Brasil, n. 34.v2, p. 95–102, 2024. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n34.v2/2024/355/p95-102. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/355. Acesso em: 23 jun. 2025.

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