DIREITOS HUMANOS

DO PRAGMATISMO JURÍDICO À SENSIBILIDADE PERANTE A DOR HUMANA

Authors

  • Catia Cristina da Silva Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n25/2019/196/p82-99

Keywords:

Direitos Humanos, Exclusão, Neoliberalismo, Alteridade

Abstract

Apresento neste artigo reflexões acerca da utilidade instrumental do direito positivo e seus impactos na vida humana. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, no qual perpasso pela análise de que as desigualdades sociais, a pobreza e a exclusão são fenômenos resultantes de políticas de “inclusão social perversa” que se manifestam nas relações sociais. Neste sentido, parto da premissa de que a universalidade dos direitos (legitimadas pelo discurso positivista da lei de proteção da liberdade e igualdade), paradoxalmente, abrange e exclui pessoas e grupos sociais, gerando formas de regulação civilizada que coisificam o Outro e se naturalizam nos espaços de cidadania. Neste contexto, destaca-se o Estado de exceção enquanto mecanismo que produz políticas de inclusão precária e marginal legitimadas pelo próprio Estado de Direito. Ao final, partindo referencialmente da obra “O fim dos direitos humanos” do filósofo Costas Douzinas, apresento a perspectiva da sensibilidade perante a dor humana, representada pela ética da alteridade e pelo signo do rosto do Outro, como uma possibilidade de resgate da matriz transcendental dos direitos humanos que, em essência, constitui o elemento utópico dos direitos legais sendo, aliás, exatamente esta utopia que justifica e mantém sua originalidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Catia Cristina da Silva, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR e Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - EMERON (2019). Especialista em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo - USP. Pós-Graduada em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Formada em Terapia Familiar Sistêmica e Terapia de Casal pelo Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família - INTERCEF. Atualmente é Analista Judiciário/Assistente Social no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

Published

2019-07-31

How to Cite

SILVA, Catia Cristina da. DIREITOS HUMANOS: DO PRAGMATISMO JURÍDICO À SENSIBILIDADE PERANTE A DOR HUMANA. Revista da Emeron, Porto Velho, RO, n. 25, p. 82–99, 2019. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n25/2019/196/p82-99. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/196. Acesso em: 10 feb. 2026.

Conference Proceedings Volume

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.