AS PALETAS DE UMA FAIXA VIOLENTA

Considerações sobre violência de gênero e violência simbólica.

Autores

  • Alvaro Luiz Travassos de Azevedo Gonzaga Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP
  • Gisele Pereira Aguiar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP
  • Mariana Campos Caldeira Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - TJSP

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n33/2024/276/p142-151

Palavras-chave:

Violência simbólica, Violência de Gênero, Performatividade de gênero

Resumo

Neste artigo buscaremos analisar a força da violência simbólica como uma forma sutil e invisível de coerção contra as mulheres, especificamente em símbolos culturais, como uma canção. Ao transmitir e normalizar a misoginia, perpetuando a violência contra as mulheres, músicas evidenciam não só a desigualdade de gênero, mas a naturalização da violência contra a mulher em forma de entretenimento. Utilizando a contribuição de Pierre Bourdieu e Judith Butler no campo teórico para elucidar as estruturas de poder e desigualdade, dissertaremos sobre a possibilidade de abertura de espaços a fim de uma reconstrução social

Biografia do Autor

Alvaro Luiz Travassos de Azevedo Gonzaga , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

Livre-docente em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Pós-doutor em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra. Pós-doutor em História dos Povos Indígenas pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Indígena Guarani-Kaiowa. Doutor, mestre e graduado em Direito pela PUCSP. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da graduação e do PPGD da PUC-SP. Professor do Meu Curso onde coordena a primeira pós-graduação em Direito Antidiscriminatório do país. Já desenvolveu projetos complexos com organismos relevantes como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na representação América Latina, Ministério da Justiça (MJ) e tantos outros. Advoga na área dos Direitos Humanos. É vice-coordenador do Núcleo de Filosofia do Direito do PPGD da PUC-SP

Gisele Pereira Aguiar , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

Doutoranda e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá - RJ. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Direito Antidiscriminatório pela Uni Dom Bosco / Meu Curso. Professora assistente no curso de Mestrado em Direito da PUCSP

Mariana Campos Caldeira, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - TJSP

Mestranda em Filosofia do Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; especialista em Direito Penal (2023) e Processual Penal (2015), pela Escola Paulista de Magistratura e criminóloga pelo INTROCRIM/CEI (2023); graduada em Direito, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013). Ativista pelos direitos humanos e das mulheres, com foco em medidas abolicionistas. Assistente jurídico no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - TJSP.

Referências

BRASIL. Lei Maria da Penha, Lei n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm . Acesso em: 22/05/2024.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina: a condição feminina e a violência simbólica. Rio de Janeiro: Edição BestBolso, 2014.

_____. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

______. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero 1983.

MEDEIROS, C. C. C. de. Habitus e corpo social: reflexões sobre o corpo na teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Revista Movimento, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/13430 . Acesso em: 25/05/2024.

BUTLER, Judith. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. London: Routledge, 2006.

_____. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.

Downloads

Publicado

10/19/2024

Como Citar

GONZAGA , Alvaro Luiz Travassos de Azevedo; AGUIAR , Gisele Pereira; CALDEIRA, Mariana Campos. AS PALETAS DE UMA FAIXA VIOLENTA: Considerações sobre violência de gênero e violência simbólica. Revista da Emeron, Porto Velho/RO - Brasil, n. 33, p. 142–151, 2024. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n33/2024/276/p142-151. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/276. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.