A POPULAÇÃO CARCERÁRIA FEMININA DO ESTADO DE RONDÔNIA

DE ONDE VIM, O QUE SOU E OS MEUS DIREITOS COMO MULHER

Autores

  • Haruo Mizusaki Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n24/2018/180/p130-151

Palavras-chave:

Mulheres, Encarceramento, Perfil, Direitos Humanos, Lei Maria da Penha

Resumo

Este trabalho aborda o fenômeno relativo ao aumento da população carcerária feminina no sistema prisional brasileiro. Para fins de identificação do contingente de mulheres presas e análise do perfil, delimitou-se o estudo no caso de encarceramento feminino no Estado de Rondônia, utilizando como base inicial o Relatório InfopenMulheres, 2ª edição. Publicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e Departamento Penitenciário Nacional em 2017, a pesquisa revela dados sobre a população prisional feminina por Unidade da Federação. O estudo aponta que Rondônia contabiliza 721 mulheres privadas de liberdade, ocupando a 16ª posição da lista. A pesquisa qualitativa foi realizada em duas etapas: a primeira adotou procedimentos metodológicos de base documental e bibliográfica com ênfase nos Direitos Humanos e Lei Maria da Penha; a segunda, de observação participativa, concentrou-se no levantamento de dados a partir de questionários e entrevistas na Penitenciária Feminina de Ji-Paraná - RO, com presidiárias que consentiram a participação. Como resultado, obteve-se, então, os seguintes dados: Estado de origem, faixa etária, cor ou raça, grau de escolaridade, estado civil, composição familiar, religião, condição socioeconômica (medida pelo salário mínimo vigente no Brasil), quantidade de filhos e orientação sexual. Tais informações possibilitam o tracejamento do perfil sociodemográfico da população feminina privada de liberdade nesse estabelecimento penal para análises e futuras propostas de atendimento aos seus direitos como mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Haruo Mizusaki, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça - DHJUS/Unir/Emeron. Especialista em Direito Tributário pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Graduado em Direito pelo Instituição Toledo de Ensino. Graduado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Juiz de Direito do  Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO. Professor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (subcomarca de Ji-Paraná) e da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Direito.

Downloads

Publicado

10/31/2018

Como Citar

MIZUSAKI, Haruo. A POPULAÇÃO CARCERÁRIA FEMININA DO ESTADO DE RONDÔNIA: DE ONDE VIM, O QUE SOU E OS MEUS DIREITOS COMO MULHER. Revista da Emeron, Porto Velho, RO, n. 24, p. 130–151, 2018. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n24/2018/180/p130-151. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/180. Acesso em: 11 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.