ANÁLISE DO DISCURSO DE DETENTOS POR CRIME SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

UMA PERSPECTIVA DO ACUSADO

Autores

  • BRUNA DE PAULA OLIVEIRA
  • LEANDRO APARECIDO FONSECA MISSIATTO Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n27/2020/32/p411-429

Palavras-chave:

Violência Sexual, Análise do Discurso, Perspectiva do Acusado

Resumo

Este estudo se refere a uma pesquisa realizada em um presídio do interior de Rondônia, com a participação de três detentos sentenciados por crime sexual contra crianças e adolescentes. O objetivo foi conhecer a percepção dos acusados sobre seus atos e a violência sexual em si. A Análise do Discurso de linha francesa foi utilizada como recurso para compreensão das entrevistas. A partir das análises, compreendeu-se que os entrevistados se percebiam como vítimas enquanto responsabilizavam e culpabilizavam as denunciantes. O discurso foi acentuadamente marcado por ideologias de viés religioso e machista. Estudos nessa área podem colaborar para melhor conhecimento sobre os intervenietes psicológicos envolvidos em práticas de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, oportunizando psicoeducação e intervenções mais adequadas.

Biografia do Autor

BRUNA DE PAULA OLIVEIRA

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed)

LEANDRO APARECIDO FONSECA MISSIATTO, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Doutorando em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem pela Universidade Fernando (UFP-Portugal). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Analista Processual na Especialidade de Psicologia do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

Downloads

Publicado

04/14/2021

Como Citar

DE PAULA OLIVEIRA, B.; FONSECA MISSIATTO, L. A. ANÁLISE DO DISCURSO DE DETENTOS POR CRIME SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA PERSPECTIVA DO ACUSADO. Revista da Emeron, Porto Velho/RO - Brasil, n. 27, p. 411–429, 2021. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n27/2020/32/p411-429. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/32. Acesso em: 9 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Categorias