Roque Simão e o povo Sakurabiat
um relato em várias vozes
DOI:
https://doi.org/10.62009/bemviver.2764.9679n1/2025/410/p09-27Palavras-chave:
Povos orioginários, Indigenista Roque Simão, Povo SakurabiatResumo
Este texto é um ensaio em homenagem ao indigenista Roque Simão, em virtude de sua extraordinária contribuição ao longo de várias décadas de trabalho junto aos povos originários do estado de Rondônia, Brasil. Trata-se de um texto memorial, apresentando as várias vozes de pessoas que conviveram com Roque Simão e guardam na lembrança memórias de uma vida inteira de colaboração e companheirismo com ele. Roque Simão hoje aposentado, vive, com uma de suas filhas, próximo à cidade de Porto Velho. Mesmo com limitações de saúde, ele sempre relembra dos tempos em que trabalhava com os Sakurabiat e outros povos de Rondônia. Esta homenagem, tem o objetivo de registrar alguns de seus feitos e de trazer o reconhecimento do povo Sakurabiat e da linguista Ana Vilacy Galucio à contribuição de Roque Simão, seja para a demarcação e proteção do território tradicional, seja para a documentação e valorização da língua e da cultura desse povo, seja para o bem viver de seus membros.
Downloads
Métricas
Referências
GALUCIO, A. V. Sakurabiat. Instituto Socioambiental, 2021. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Sakurabiat. Acesso em: 07 jul. 2025.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ana vilacy galucio, Rosalina da Silva Guaratira Sakyrabiar, Lúcia Sakyrabiar , Boni Sakyrabiar , Olímpio Ferreira Sakyrabiar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos, imagens e obras publicados na Revista Bem Viver Compartilhando Saberes estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Fonte: Educação em Análise.










