Revisão por pares

A Revista Bem Viver Compartilhando Saberes  define, em sua política editorial, os seguintes critérios para o processo de avaliação: adequação ao foco e escopo da revista; conformidade com as normas técnicas (ABNT), gramaticais e formais da revista; relevância; conteúdo; coerência textual; e consistência teórico-metodológica.

Após a verificação dos aspectos formais e legais e da pré-avaliação e aprovação pelo(a) editor(a), cada original submetido será encaminhado a um(a) editor(a)-chefe que, ao aceitá-lo, designará dois(duas) pareceristas externos(as), alheios(as) à equipe editorial e à instituição editora, para avaliação por formulário padrão (duplo cego), assegurando-se o anonimato durante o processo de julgamento. Havendo divergência entre pareceristas, o original será submetido à avaliação de um(a) terceiro(a) parecerista, para desempate, sem que este(a) seja informado(a) dessa condição.

A decisão final dos(as) editores(as) será compartilhada com o(s) autor(es), juntamente com os pareceres anônimos (sugestões e/ou críticas). Nos casos em que forem solicitadas modificações, os(as) autores(as) deverão depositar no OJS a versão revisada do original, incorporando as sugestões dos(as) revisores(as), em até 30 dias, no máximo. Devem acessar a revista com sua senha, clicar em “submissões ativas” e, em seguida, na opção “enviar arquivo”. No campo “comentários” do registro do artigo, devem informar, ponto a ponto, as alterações efetuadas.

Obras artisticas e de caráter cultural serão encaminhadas para dois especialistas (duplo cego) para avaliação da pertinência, contribuição cultural e artisticas, além de outros quesitos definidos nos critérios da seção Arte & Cultura. Em caso de obras cuja especificidade restrinja a quantidade de especialistas na área para aviação a decisão poderá ser tomada por um único avaliador ou mesmo pelo editor-chefe da revista. 

O arquivo revisado e os comentários ficarão visíveis no registro do artigo para os(as) editores(as), que darão andamento à submissão no fluxo editorial pelo sistema OJS.

Fonte: Adaptado de Debates em Psiquiatria.