Plágio
O plágio é definido como a reprodução integral ou parcial de obra de outro(a) autor(a), de sistemas de inteligência artificial generativa ou mesmo de publicação própria, sem a devida referência à fonte. Essa prática é fraude e desonestidade acadêmica. Ideias e palavras, próprias ou de outros(as) autores(as), já publicadas, não devem ser utilizadas sem citação e identificação da fonte.
A Revista Bem Viver Compartilhando Saberes condena veementemente o plágio acadêmico e adota medidas rigorosas para sua prevenção. Todas as submissões recebidas são verificadas pelo software iThenticate (Similarity Check da Crossref), permitindo a identificação de cópias não autorizadas, uso indevido de textos gerados por IA e controle estrito de autoplágio. O índice máximo de autocitação permitido é de 5%.
É responsabilidade dos(as) autores(as) observar as boas práticas acadêmicas. No momento da submissão, os(as) autores(as) devem declarar formalmente que seguiram essas normas e que o trabalho está livre de qualquer forma de plágio.
Nossa revista é comprometida com as boas práticas em pesquisa e subscreve as Core Practices do Committee on Publication Ethics (COPE), bem como suas demais diretrizes.
No contexto legal brasileiro, o plágio é violação de direitos autorais, conforme a Lei nº 9.610/1998. O Art. 184 do Código Penal prevê detenção de 3 meses a 1 ano, ou multa, para quem violar direitos de autor e conexos. Além disso, o Art. 108 da Lei nº 9.610/1998 estabelece que o uso de obra intelectual sem identificação do(a) autor(a) configura violação e pode gerar sanções civis, incluindo reparação por danos morais.
Cada submissão é varrida automaticamente pelo iThenticate/Similarity. Aceitamos, no máximo, até 30% de similaridade, após análise qualitativa de cada item apontado no relatório. Em caso de submissão de preprint, ou publicação anterior em rede social acadêmica do(a) autor(a), aceita-se qualquer índice de similaridade. Não sendo o caso, aplica-se nova análise com os filtros “excluir bibliografia” e “citações equivalentes” (até 10 palavras similares). Um novo índice é gerado e reavaliado antes de o artigo seguir para o fluxo editorial, a começar pelo(a) editor(a)-chefe. Se houver 30% ou mais de similaridade, os(as) autores(as) são notificados(as) e devem, se solicitado, reformular a submissão com base no desk review. Após a correção, o artigo segue no fluxo. Caso a versão revisada não seja devolvida em até 30 dias, a submissão é rejeitada.
Na seção de Arte & Cultura, imagens e textos que não forem autorais, devem ser submetidos com autorização do(a) autor(a) da obra para uso nesta revista confome Licença CC BY 4.0.
Submissões com similaridade acima de 30% poderão ser rejeitadas e não poderão ser reapresentadas à revista.
Fontes: Revista Educação em Análise e Debates em Psiquiatria.










