Editorial
DOI:
https://doi.org/10.62009/bemviver.2764.9679n1/2025/433/p07Resumo
O presente número da Revista do Bem Viver Compartilhando Saberes apresenta trabalhos que resgatam a memória e a história coletiva de Rondônia e da Amazônia. Os textos reunidos nesta edição são verdadeiras travessias por narrativas que conectam vidas e recuperam histórias frequentemente silenciadas. O volume convida o(a) leitor(a) a refletir sobre a colonialidade do poder, ainda marcante nos corpos e territórios, assim como sobre o racismo e seus impactos na aprendizagem de crianças negras. Destaca-se, na seção de Literatura, o conto de Elenice Sakyrabiar, indígena do povo Sakurabiat, que nos oferece acesso à pluralidade artística e cultural da Amazônia. Esta edição também traz uma emocionante homenagem ao indigenista Roque Simão, cuja trajetória foi marcada por uma dedicação incansável à causa indígena em Rondônia. Ao compartilhar saberes, a revista propõe um olhar sensível ao que está à margem, reconhecendo a importância da memória, da escuta e da reinvenção coletiva, tornando esta edição um convite ao encontro, à reflexão e à esperança.
Downloads
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leandro Fonseca Missiatto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos, imagens e obras publicados na Revista Bem Viver Compartilhando Saberes estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Fonte: Educação em Análise.










