REQUISITOS DE CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC)

amparo assistencial aos idosos à luz da Constituição Federal

Autores

  • Shirlei Vieira de Oliveira Faculdade São Lucas, FSL, Brasil
  • Karina Rocha Prado Karina Rocha Prado Advogados, KRP, Brasil.

Palavras-chave:

Benefício de Prestação Continuada, Idoso, Vulnerabilidade Social, Requisitos

Resumo

Os objetivos do estudo incluem uma análise crítica da política assistencial do BPC, avaliando os requisitos atuais para a concessão do benefício em relação às disposições constitucionais. Além disso, busca identificar e analisar os desafios que os idosos enfrentam ao tentar acessar o benefício, explorando tanto a implementação quanto as dificuldades operacionais associadas. Metodologicamente, o estudo emprega uma abordagem que combina revisão bibliográfica da Constituição de 1988, da legislação específica do BPC (Lei Orgânica da Assistência Social) e da literatura especializada. O objetivo final é facilitar a compreensão do arcabouço legislativo que sustenta o BPC e apresentar uma visão atualizada sobre a concessão deste benefício, considerando as normas vigentes e os desafios enfrentados pelos idosos na busca por assistência. Conclui-se que é preciso efetivar a inclusão de idosos economicamente vulneráveis como elemento central nas políticas de assistência social para que eles possam acessar outros direitos sociais como saúde, educação, entre outros, essenciais para ampliar liberdades humanas individuais. Isso favorece o engajamento social e político, promove o desenvolvimento, pois além de ajudar a superar privações, essas oportunidades fortalecem a autonomia e a participação ativa dos idosos na sociedade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirlei Vieira de Oliveira, Faculdade São Lucas, FSL, Brasil

Possui graduação em Administração pela Faculdade São Lucas (2011). Atualmente é assessora do Curso de Fsioterapia da Faculdade São Lucas de Porto Velho - RO. E-mail: shirlei.vieira@live.com

Karina Rocha Prado, Karina Rocha Prado Advogados, KRP, Brasil.

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (2001). É proprietária do escritório Karina Rocha Prado Advogados. Tem larga experiência na área de advocacia, com ênfase em Direito Civil, Processual Civil, Trabalhista, Previdenciário, Empresarial, Tributário e Pena. E-mail: karina_prado_100@hotmail.com

Referências

BICHIR, Renata; SIMONI JR., Sérgio; PEREIRA, Guilherme. A implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios brasileiros. In: LOTTA, Gabriela (Org.). Teorias e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil. Brasília: Enap, 2019. p. 225-256.

BRASIL. Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. In: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 08 dez. 1993. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742.htm. Acesso em 30 jul. 2024.

______. Lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências. In: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 03 out. 2003.

_____. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Crescimento da população idosa traz desafios para a garantia de direitos. 05 out. 2023. Disponível em:https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/crescimento-da-populacao-idosa-traz-desafios-para-a-garantia-de-direitos. Acesso em: 01 ago. 2024.

CABRAL, Benedita Edina S. L. A superação das desigualdades na velhice: mais uma questão social no século XXI. In: VII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra, 2004.

CAMARANO, Ana Amélia; PASINATO, Maria Tereza. O envelhecimento populacional na agenda das políticas públicas. Os novos idosos brasileiros: muito além dos, v. 60, n. 1, p. 253-292, 2004.

FALEIROS, Vicente de Paula. A política nacional do idoso em questão: passos e impasses na efetivação da cidadania. In: ALCANTARA, Alexandre de Oliveira, et al. (Org.). Política nacional do idoso: velhas e novas questões. Rio de Janeiro: Ipea, 2016, p. 537-569.

GAUDÊNCIO, Betânia da Silva Pinto, ARAÚJO Margarete Panerai. Benefício de prestação continuada: Direitos sociais de segunda dimensão e direito do homem na análise de Norberto Bobbio. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 5(2), 2023, pp. 182-200.

JACCOUD, Luciana. Coordenação intergovernamental e territórios no SUAS: o caso do PAIF. In: LOTTA, Gabriela (Org.). Teorias e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil. Brasília: Enap, 2019. p. 257-290.

SEN, Amartya. Development as Freedom. New York: Alfred A. Knopf, 1999.

Downloads

Publicado

09/27/2024