A PLATAFORMA CODEX COMO FERRAMENTA DE GARANTIA DO PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA PROCESSUAL

Autores

  • Aline da Cruz Dias de Oliveira Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Palavras-chave:

Plataforma Codex., Data lake, Eficiência Processual.

Resumo

O estudo analisa a implementação da plataforma Codex no Judiciário brasileiro, que visa otimizar a gestão de processos e ampliar o acesso à justiça. A plataforma centraliza dados de diversos sistemas, facilitando a busca e análise de informações. Os resultados indicam um aumento significativo na produtividade dos magistrados e na quantidade de processos analisados desde a implementação do sistema. No entanto, desafios como a complexidade do sistema jurídico e a necessidade de qualificação contínua dos profissionais persistem. O estudo conclui que o Codex é uma ferramenta fundamental para a modernização do Judiciário, mas exige investimentos contínuos em tecnologia e capacitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline da Cruz Dias de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Discente do Bacharelado em Direito da Fundação Universidade de Federal de Rondônia - UNIR; membro Grupo de Pesquisa Gerenciamento do Processo - GERPro, da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Unir. Desenvolve trabalho voluntário junto ao Núcleo de atendimento ao Apenado e Egresso do Sistema Prisional - NAAE, do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ da Fundação Universidade de Federal de Rondônia - UNIR.Atua como docente no campo da engenharia civil na Universidade Federal de Rondônia (2022 a 2024) e no Centro Universitário São Lucas UNISL/AFYA (2022), na cidade Porto Velho, estado de Rondônia. Especialista em Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações pelo Instituto de Pós Graduação - IPOG (2020). Atuou como engenheira civil em consultoria ambiental (2018). Bacharela em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2017). Participou como Bolsista do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), "Disposição e quantificação dos resíduos da construção civil gerados nos canteiros de obras do município de Porto Velho/RO" (2012), fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Email: enilaeng@gmail.com

Referências

CNJ. Conselho Nacional de Justiça. Plataforma Codex. Conselho Nacional de Justiça [s.d. a]. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/sistemas/plataforma-codex/. Acesso em: 08 ago. 2024

CNJ. Conselho Nacional de Justiça. Painel de monitoramento da Implementação do Codex. Conselho Nacional de Justiça [s.d. b]. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/sistemas/plataforma-codex/codex-base-de-dados-processuais/. Acesso em: 24 jul. 2024.

CNJ. Conselho Nacional de Justiça. Relatório final gestão Ministro Luiz Fux: programa Justiça 4.0 [recurso eletrônico]. Conselho Nacional de Justiça; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Brasília/DF: CNJ, 2022. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2022/09/af-pnud-relatorio-v3-web.pdf. Acesso em 08 ago. 2024.

CNJ. Conselho Nacional de Justiça. Justiça em números 2024. Conselho Nacional de Justiça. Brasília/DF: CNJ, 2024. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/pesquisas-judiciarias/justica-em-numeros/. Acesso em 08 ago. 2024.

DEKHTIAR, Jonathan et al. Deep learning for big data applications in CAD and PLM – Research review, opportunities and case study. Elsevier, [S. l.], p. 1-17, 10 abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compind.2018.04.005. Acesso em: 8 ago. 2024

DIDIER JR, Fredie. Curso de direito processual civil: introdução ao direito processual civil, parte geral e processo de conhecimento. 21. ed. Salvador: Ed. Jus Podivm, 2019.

DINAMARCO, Cândido R.; BADARÓ, Gustavo H. R. I.; LOPES, Bruno V. C. Teoria Geral do Processo. 32 ed., rev. e ampl. São Paulo: Malheiros, 2020.

MENDONÇA, Ana M. [Org.]. Metodologia para estudo de caso [recurso eletrônico]. Palhoça/SC: UnisulVirtual, 2014.

YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. por Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

09/27/2024