A TUTELA JURISDICIONAL COLETIVA NAS AÇÕES DE SAÚDE PÚBLICA SOB A ÓTICA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DOESTADO DE RONDÔNIA

Autores

  • Beatriz Cavalcante Primão Minitério Público do Estado de Rondônia - MPRO
  • Isabela Esteves Cury Coutinho Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Palavras-chave:

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE, SUS, RONDÔNIA, AÇÃO COLETIVA, SAÚDE PÚBLICA

Resumo

A presente pesquisa analisa o aumento significativo da judicialização da saúde pública no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO), bem como compara a predominância da utilização das ações individuais em comparação com as demandas coletivas. Este estudo deriva do Projeto de Pesquisa Estruturas de Governança para Mitigação de Conflitos e Judicialização no Sistema Único de Saúde em Municípios de Rondônia por meio do Programa Pesquisa Para o SUS (PPSUS) financiado pela Fundação Rondônia (FAPERO). Investigou-se também a motivação para a baixa utilização da tutela jurisdicional coletiva como método para as ações de saúde no TJ/RO. Além disso, conclui-se que o aumento da judicialização da saúde ocorre devido à falta de ação estatal em efetivar a garantia fundamental do acesso saúde e que os métodos alternativos têm demonstrado maior eficácia na resolução de conflitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Cavalcante Primão, Minitério Público do Estado de Rondônia - MPRO

Bacharela em Direito pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, e-mail advbeatrizprimao@gmail.com

Isabela Esteves Cury Coutinho, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1997), Mestre em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru - ITE (2003) e Doutora em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ com período de pesquisa na Universidade Paris1-Sorbonne, no Instituto SERDEAUT (Doutorado Sanduíche). É docente associado do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia, campus Porto Velho, sendo suas áreas de atuação Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais. Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente - COMDEMA de Porto Velho/RO representando a Universidade Federal de Rondônia. E-mail: iecbela@gmail.com

Referências

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA – CNJ. Judicialização da saúde: pesquisa aponta demandas mais recorrentes. 2021. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/judicializacao-da-saude-pesquisa-aponta-demandas-mais- recorrentes. Acesso em 10 de outubro de 2022.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA – CNJ. Judicialização e Sociedade. Ações para acesso à saúde pública de qualidade. 2021. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2021/06/Relatorio_Judicializacao-e- Sociedade.pdf. Acesso em 31 de outubro de 2022.

MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. 2. ed. Brasília, DF: Organização Pan-Americana da Saúde, 2010.

PRIMÃO, B. C. A tutela jurisdicional coletiva como possibilidade de mitigação da judicialização da saúde no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. PIBIC UNIR, 2021.

Downloads

Publicado

09/27/2024