O DIREITO AO ACESSO À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS RESIDENTES NA REGIÃO DO BAIXO MADEIRA EM PORTO VELHO-RO

Autores

  • Mateus de Oliveira Martins Fundação Universidade Federal De Rondônia

Palavras-chave:

Direito à Educação, Escolas Ribeirinhas, Baixo Madeira

Resumo

Este trabalho científico aborda o direito ao acesso à educação das pessoas residentes na região do Baixo Madeira, em Porto Velho-RO. A relevância dessa análise decorre da importância do papel da educação na formação dos indivíduos, ao prepará-los para a vida em sociedade com habilidades como comunicação, pensamento crítico e responsabilidade. O objetivo geral deste artigo é examinar a efetividade da legislação em assegurar o direito ao acesso à educação básica para os estudantes ribeirinhos que residem nas comunidades do Baixo Madeira. Para tal, a pesquisa adota uma abordagem teórica, de natureza qualitativa, com objetivo exploratório, baseada em procedimentos bibliográficos e fontes documentais. A pesquisa revela que, embora o direito à educação gratuita seja garantido constitucionalmente, sua aplicação é ineficaz na região do Baixo Madeira, onde muitos alunos enfrentam a falta de escolas adequadas, de professores e de transporte escolar fluvial. Em resposta, o sistema de justiça de Rondônia tem realizado ações para assegurar o cumprimento dessas leis e garantir o acesso à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus de Oliveira Martins, Fundação Universidade Federal De Rondônia

Acadêmico de Direito na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), estagiário de Direito do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) e pesquisador em atividades de iniciação científica. Email: mateusoliveiramartins@gmail.com

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/. Acesso em: 08 ago. 2024.

_______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ Acesso em: 08 ago. 2024.

COSTA, Suzana Rodrigues da. Escolas rurais ribeirinhas da região amazônica do baixo madeira em Porto Velho, RO: infraestrutura, oferta de ensino e aparelhamento (2015–2021). 2021. Disponível em: https://ri.unir.br. Acesso em: 08 ago. 2024.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA. Plano Estadual de Educação do Estado de Rondônia: 2015-2025. Porto Velho: Secretaria de Estado da Educação, 2015. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/cee/filesf. Acesso em: 08 ago. 2024.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA. Força-Tarefa do Transporte Escolar do MPRO monitora retorno do atendimento aos estudantes nas comunidades ribeirinhas de Porto Velho. Porto Velho, 20 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://www.mpro.mp.br/. Acesso em: 08 ago. 2024.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/. Acesso em: 08 ago. 2024.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Editora Feevale, 2013.

PORTO VELHO. Plano Municipal de Educação de Porto Velho: 2015-2025. Porto Velho: Secretaria Municipal de Educação, 2015.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA. Termo de Ajustamento de Conduta garante transporte, educação e escola para crianças da Zona Rural de Porto Velho. Porto Velho, 11 de setembro de 2020. Disponível em: https://www.tjro.jus.br/. Acesso em: 08 ago. 2024.

Downloads

Publicado

09/27/2024