O DIREITO AO ACESSO À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS RESIDENTES NA REGIÃO DO BAIXO MADEIRA EM PORTO VELHO-RO
Palavras-chave:
Direito à Educação, Escolas Ribeirinhas, Baixo MadeiraResumo
Este trabalho científico aborda o direito ao acesso à educação das pessoas residentes na região do Baixo Madeira, em Porto Velho-RO. A relevância dessa análise decorre da importância do papel da educação na formação dos indivíduos, ao prepará-los para a vida em sociedade com habilidades como comunicação, pensamento crítico e responsabilidade. O objetivo geral deste artigo é examinar a efetividade da legislação em assegurar o direito ao acesso à educação básica para os estudantes ribeirinhos que residem nas comunidades do Baixo Madeira. Para tal, a pesquisa adota uma abordagem teórica, de natureza qualitativa, com objetivo exploratório, baseada em procedimentos bibliográficos e fontes documentais. A pesquisa revela que, embora o direito à educação gratuita seja garantido constitucionalmente, sua aplicação é ineficaz na região do Baixo Madeira, onde muitos alunos enfrentam a falta de escolas adequadas, de professores e de transporte escolar fluvial. Em resposta, o sistema de justiça de Rondônia tem realizado ações para assegurar o cumprimento dessas leis e garantir o acesso à educação.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/. Acesso em: 08 ago. 2024.
_______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ Acesso em: 08 ago. 2024.
COSTA, Suzana Rodrigues da. Escolas rurais ribeirinhas da região amazônica do baixo madeira em Porto Velho, RO: infraestrutura, oferta de ensino e aparelhamento (2015–2021). 2021. Disponível em: https://ri.unir.br. Acesso em: 08 ago. 2024.
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA. Plano Estadual de Educação do Estado de Rondônia: 2015-2025. Porto Velho: Secretaria de Estado da Educação, 2015. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/cee/filesf. Acesso em: 08 ago. 2024.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA. Força-Tarefa do Transporte Escolar do MPRO monitora retorno do atendimento aos estudantes nas comunidades ribeirinhas de Porto Velho. Porto Velho, 20 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://www.mpro.mp.br/. Acesso em: 08 ago. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/. Acesso em: 08 ago. 2024.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Editora Feevale, 2013.
PORTO VELHO. Plano Municipal de Educação de Porto Velho: 2015-2025. Porto Velho: Secretaria Municipal de Educação, 2015.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA. Termo de Ajustamento de Conduta garante transporte, educação e escola para crianças da Zona Rural de Porto Velho. Porto Velho, 11 de setembro de 2020. Disponível em: https://www.tjro.jus.br/. Acesso em: 08 ago. 2024.