INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO JUDICIÁRIO RONDONIENSE

o projeto visão plena reconhecido com o prêmio juízo verde do Conselho Nacional de Justiça

Autores

  • Inês Moreira da Costa Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Palavras-chave:

Dano Ambiental, Sustentabilidade, Tecnologia, Projeto Visão Plena

Resumo

Este estudo explora o desenvolvimento e implementação do projeto "Visão Plena" no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), focando na inovação e sustentabilidade através do uso de tecnologias de mapeamento geográfico para a gestão de processos relacionados a danos ambientais. A prática foi desenvolvida para melhorar a eficiência processual, fornecendo ferramentas para uma gestão mais eficaz de casos ambientais, permitindo o compartilhamento com as partes e demais unidades judiciárias; possibilitando uma técnica de inspeção judicial virtual, inclusive, com imagens de anos anteriores. Os resultados indicam que as ferramentas tecnológicas podem incrementar significativamente a atividade judicante, gerando segurança jurídica, isonomia e reprimindo a litigância predatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês Moreira da Costa, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Doutora em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestre em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas - Direito/Rio. MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas - Direito/Rio. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Rondônia. Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Porto Velho, Rondônia - Brasil. Professora do Curso de Pós-Graduação na Carreira da Magistratura da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia. e-mail: ines@tjro.jus.br

Referências

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Resolução Nº 400 de 16/06/2021. Dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Prêmio Juízo Verde, disponível em https:https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/sustentabilidade/premio-juizo-verde/#:~:text=Edi%C3%A7%C3%A3o%202022&text=O%20Pr%C3%AAmio%20Ju%C3%ADzo%20Verde%20foi,Poder%20Judici%C3%A1rio%20na%20%C3%A1rea%20ambiental. acesso em 09/08/2024.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Boa Prática, disponível em: https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/537 . acesso em 09/08/2024.

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DE RONDÔNIA. Notícia da premiação, disponível em: https://ameron.org.br/projeto-vencedor-do-premio-juizo-verde-do-cnj-e-desenvolvido-pelo-tjro-e-apresentado-para-outros-tribunais/ . acesso em 09/08/2024.

Downloads

Publicado

09/27/2024