CRIMES AMBIENTAIS EM PORTO VELHO

análise das queimadas e do desmatamento sob a perspectiva da criminologia

Autores

  • Ruanne Souza Stelzenberger Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Isabella Ferrer Zanfolin Góis Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Palavras-chave:

Queimadas, Desmatamento, Porto Velho, Meio ambiente, Crimes Ambientais

Resumo

Este estudo investiga os crimes ambientais em Porto Velho, Rondônia, com foco no desmatamento e nas queimadas, que são as infrações mais graves na região. A pesquisa, fundamentada nos quatro pilares da criminologia — crime, criminoso, vítima e controle social —, revela que esses crimes têm aumentado de forma alarmante, impulsionados principalmente pela exploração madeireira ilegal e pela expansão agropecuária. Porto Velho responde por 42% da exploração madeireira em Rondônia, com desmatamentos ilegais que ameaçam a biodiversidade e causam impactos sociais e ambientais irreversíveis. As queimadas, muitas vezes usadas como método econômico de limpeza de terras, têm origem agrícola em 98% dos casos, prejudicando a saúde pública e o meio ambiente. A deficiência na fiscalização e a falta de punições eficazes agravam a situação, com apenas 3% das multas ambientais sendo pagas. Este trabalho sugere que para mitigar esses crimes é crucial reforçar a fiscalização, implementar sanções mais severas e promover o engajamento da população. O estudo contribui para a compreensão dos fatores que estimulam a criminalidade ambiental e propõe a urgência de ações coordenadas para proteger o meio ambiente e a saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruanne Souza Stelzenberger, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Possui ensino-medio-segundo-graupela EEEFM Prof. João Bento da Costa(2020). Atualmente é Estagiária da Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. E-mail: ruannestelzen@hotmail.com.

Referências

AMAZÔNIA REAL (Manaus). Porto Velho concentra 40% dos focos de queimadas em Rondônia. Disponível em: https://amazoniareal.com.br/porto-velho-concentra-40- dos-focos-de-queimadas-em-rondonia/. Acesso em: 09 ago. 2024.

BBC NEWS. Amazônia: agricultores causam maioria das queimadas, e não índios e caboclos, diz cientista Carlos Nobre. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54259838. Acesso em: 09 ago. 2024.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 09 ago. 2024.

G1 Globo. Rede Amazônica. Queimadas formam densa cortina de fumaça sobre Porto Velho. G1 Rondônia, 2019. Disponível em: (https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2019/08/12/queimadas-formam-densacortina-de-fumaca-sobre-porto-velho.ghtml). Acesso em: 09 ago. 2024.

IMAZON. Porto Velho concentra 42% da exploração madeireira de Rondônia. Disponível em: https://imazon.org.br/imprensa/porto-velho-concentra-42-da-exploracao-madeireira-de-rondonia/#. Acesso em: 09 ago. 2024.

Downloads

Publicado

09/27/2024