DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE RONDÔNIA E OS INDICADORES DA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS POR MEIO DO NÚCLEO DE RESOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL DE CONFLITOS – NUREC

Autores

  • Layde Lana Borges da Silva Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Mayra Carvalho Torres Seixas

Palavras-chave:

Defensoria Pública, Resolução Extrajudicial de Conflitos, Acesso à Justiça, Hipossuficiência, Mediação

Resumo

O artigo investiga a atuação da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, especificamente através do Núcleo de Resolução Extrajudicial de Conflitos (NUREC), e sua contribuição para o acesso à justiça. O problema gira em torno da capacidade do NUREC na diminuir as barreiras ao acesso à justiça para pessoas vulneráveis. O objetivo geral é analisar os indicadores da atuação do NUREC em relação ao acesso à justiça, enquanto os objetivos específicos buscam mapear os tipos de conflitos, avaliar o sucesso dos serviços prestados e analisar a taxa de acordo e presença das partes. A metodologia é exploratória, com uma abordagem mista, incluindo dados primários e secundários, visando uma análise qualitativa e quantitativa da atuação do NUREC. O referencial teórico baseia-se em autores como Habermas, Cappelletti e Garth, além de estudos focados na mediação e conciliação na justiça. Este estudo é relevante para entender como a resolução extrajudicial de conflitos pode ser um meio eficaz de promoção da justiça e pacificação social em um contexto onde o sistema judiciário é frequentemente considerado saturado e ineficaz para os mais necessitados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layde Lana Borges da Silva, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Ciência Política pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Faculdade Católica de Rondônia (2018). Mestre em Direito Processual pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2008). Graduada em Direito - AVEC (2005). Professora Adjunta da Universidade Federal de Rondônia (07/2009). Desenvolve estudos nas áreas de Segurança Pública; Direitos Humanos; Direito Civil; Direito Processual e Direito Internacional e questões socioambientais. Política. Titular do grupo de pesquisa Cidadania, Novos Direitos e Desenvolvimento Socioeconômico na Sociedade Pós-Moderna - NODIRDES/DCJ/UNIR-RO. Titular do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Violência de Gênero e das Sexualidades - PPDHGSEXDCJ/UNIR-RO. E-mail: laydelana@unir.br.

Mayra Carvalho Torres Seixas

Especialista em Direito Processual Civil. Defensora Pública em Rondônia. E-mail: mayra.seixas@defensoria.ro.def.br

Referências

ALVIM, Thereza; CUNHA, Ígor Martins da. Termo de ajustamento de conduta, mediação e conciliação: uma breve reflexão a respeito do negócio jurídico que previne ou resolve conflito que envolve direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos. In: Revista de Processo. 2020. p. 379-404.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Tradução de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Fabris, 1988.

DPE/RO - DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE RONDÔNIA. Pesquisa nacional. 2024. Disponível em:https://pesquisanacionaldefensoria.com.br/pesquisa-nacional-2020/analise-por-unidade-federativa/defensoria-publica-do-estado-de-rondonia/. Acesso em: 2 ago. 2024.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre faticidade e validade. Tradução Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. v. 1.

KIRCHNER, F. A vez das soluções consensuais de conflitos e o papel da Defensoria Pública. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 11, p. 157–214, 2015. Disponível em: https://revista.defensoria.rs.def.br/defensoria/article/view/262. Acesso em: 20 jul. 2024.

MAIA, Maurilio Casas. Defensoria Pública, Constituição e Ciência Política. São Paulo: Editora JusPodivm, 2021.

MOREIRA, Olinda Vicente. Novos olhares sobre a atuação extrajudicial dos atores do sistema de justiça: a defensoria pública da União como instrumento de efetivação dos Direitos Humanos no Brasil. Revista Ciencias de la Documentación. Vol: 7, n. 2, 2021, p. 108-121.

SPENGLER, Fabiana Marion; SPENGLER NETO, Theobaldo. As múltiplas portas do conflito e as políticas públicas para o seu tratamento. Curitiba, Multideia, 2016.

Downloads

Publicado

09/27/2024