SUICÍDIO FEMINICIDA
leis para erradicação da violência de gênero
Palavras-chave:
Suicídio, Feminicídio, Violência degênero, Direitos humanosResumo
O suicídio feminicida é um fenômeno complexo que envolve a morte de mulheres em decorrência de violência de gênero. Embora seja um problema grave em toda a América Latina, pesquisas sobre legislação comparada mostram que poucas legislações latino-americanas consagram o tipo penal do suicídio feminicida, tal como, El Salvador, Panamá, Venezuela e Bolívia.[1] Neste resumo, pretende-se introduzir o termo e o conceito de suicídio feminicida, bem como ponderar a possível necessidade de incluir esse crime no sistema jurídico brasileiro, considerando as diretrizes da OEA para os países latino-americanos e caribenhos. O suicídio feminicida é um problema que atravessa a América Latina e não é encontrado incorporado na maior parte da legislação da região. Dessa forma, não se torna evidente a urgência de políticas públicas específicas para enfrentar esse problema. É necessário avaliar a importância de tornar o suicídio de mulheres visível, e classificá-lo feminicídio, para preveni-lo em vítimas e sobreviventes de violência de gênero.
Downloads
Referências
CORREIA, Cíntia Mesquita et al. Sinais de risco para o suicídio em mulheres com história de violência doméstica. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas. 2018. Disponível em: <https://revistas.usp.br/smad/article/view/151401>. Acesso em: 26/07/2024.
GUZMÁN, Alma Mirella Vega. Aproximación al delito de suicidio feminicida por inducción o ayuda regulado en El Salvador. Revista Penal. México. Núm. 18, enero-junio de 2021. Disponível em <https://revistaciencias.inacipe.gob.mx/index.php/01/article/view/384/313>. Acesso em 19/07/2024.
O., Guido Willims. Suicidio feminicida: legislación comparada. Disponível em: <https://obtienearchivo.bcn.cl/obtienearchivo?id=repositorio/10221/33594/1/BCN_informe_suicidio_feminicida_leg_comparada_oct_2022_vf_2.pdf>. Acesso em: 18/07/2024.
OEA - Organização dos Estados Americanos. Site oficial. Disponível em: <https://www.oas.org/en/>. Acesso em: 26/07/2024.