ONEROSIDADE NAS BANDEIRAS TARIFÁRIAS

UMA MEDIDA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL OU UMA CORREÇÃO ÀS FALHAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA? UMA ANÁLISE SEGUNDO A TEORIA DE JUSTIÇA DE AMARTYA SEN

Authors

  • Johnny Gustavo Clemes Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO
  • Johnny Gustavo Clemes Júnior Advocacia

DOI:

https://doi.org/10.62009/Emeron.2764.9679n24/2018/188/p296-313

Keywords:

Onerosidade, Bandeira tarifária, Desenvolvimento, Liberdade, Rondônia, Gestão, Energia elétrica

Abstract

A pesquisa, cujo escopo era identificar se a onerosidade das bandeiras tarifárias constitui desenvolvimento ou se prostra mediante falhas da administração pública brasileira, realizou-se por meio de estudo de caso, com recurso teórico conduzido pelo processo dedutivo. Centrou-se a coleta na teoria de desenvolvimento como liberdade de Amartya Sen. No plano teórico, a conceituação da expressão desenvolvimento é extremamente rica, a tal ponto de se ultrapassar a noção de desenvolvimento na perspectiva de capital financeiro, elevando-se tal noção à expansão das liberdades humanas. Para o estudo de caso, por meio dos métodos de pesquisa, utilizou-se investigação da incidência das bandeiras tarifárias sob o Estado de Rondônia. O resultado constatou que a onerosidade nas bandeiras tarifárias, numa visão restrita, busca uma efetividade ilusória do desenvolvimento constitucional, a qual restou ser uma falha na gestão de geração e fornecimento de energia elétrica pela administração pública brasileira, que porquanto julga e age sob uma racionalidade exclusivamente remediatória, transferindo os problemas governamentais para os consumidores de energia.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Johnny Gustavo Clemes, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - TJRO

Doutorando em Ciência Política pela UFRGS. Mestre em Poder Judiciário pela FGV - Direito/Rio.  Especialista em Direito Penal pela UFMG. Graduado em Direito pela Universidade São Francisco . Juiz de direito do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, atuando nos Juizados Especiais da Fazenda Pública de Porto Velho. Exerceu diversos cargos no Poder Judiciário como juiz auxiliar da Corregedoria, Coordenador da Operação Justiça Rápida Itinerante na comarca de Porto Velho. Professor de graduação e pós graduação em diversas instituições no estado de Rondônia - Unir, Faro, Avec, Unesc, Católica de Rondônia e Uniron. Professor na Escola da Magistratura de Rondônia - Emeron. Tem experiência em diversas áreas  do Direito, com ênfase em Juizados Especiais e Direito Eletrônico.

Johnny Gustavo Clemes Júnior, Advocacia

Graduando em Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo - SP

Published

2018-10-31

How to Cite

CLEMES, Johnny Gustavo; JÚNIOR, Johnny Gustavo Clemes. ONEROSIDADE NAS BANDEIRAS TARIFÁRIAS: UMA MEDIDA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL OU UMA CORREÇÃO ÀS FALHAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA? UMA ANÁLISE SEGUNDO A TEORIA DE JUSTIÇA DE AMARTYA SEN. Revista da Emeron, Porto Velho, RO, n. 24, p. 296–313, 2018. DOI: 10.62009/Emeron.2764.9679n24/2018/188/p296-313. Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/188. Acesso em: 11 feb. 2026.

Conference Proceedings Volume

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.